235196_Merrell Shoes and Clothing Free Gift with Purchase: Men's Socks 2

domingo, 6 de março de 2011

A EVOLUÇAO DOS RELES .

Existem componentes que aparecem, realizam suas funções por um certo tempo, e depois desaparecem, sendo substituídos por componentes equivalentes completamente diferentes. No caso do relé, isso não ocorreu. Os relés apenas mudaram de tecnologia, passando da versão eletromecânica para a de estado sólido, mas sua função básica permanece a mesma até hoje. Veja, neste artigo, como ele evoluiu e como seus tipos tomaram formas diferentes, segundo as aplicações.

Para muitos o relé é considerado um componente superado, mas isso não é verdade. A função básica de se controlar um circuito a partir de um sinal, através de uma chave controlada por tensão ou corrente, ainda é necessária numa infinidade de aplicações. É claro que o relé na sua forma tradicional pode, em muitos casos, ser substituído por versões de estado sólido, porém isso não é uma regra. O importante é lembrar que, apesar de tudo, ele ainda é um componente indispensável.
É por esse motivo que, preocupados com isso, os fabricantes desses componentes vêm se aperfeiçoando, criando componentes cada vez mais eficientes, quer sejam eletromecânicos, quer sejam de estado sólido.

Os Tipos

Hoje em dia podemos contar basicamente com dois tipos de relés. O primeiro deles é o relé eletromecânico tradicional, formado por uma bobina onde é aplicado o sinal de controle e um conjunto de contatos que controla o circuito externo, conforme ilustra a figura 1.



Esse tipo de relé tem a vantagem de poder isolar completamente o circuito de controle do circuito controlado, e além disso dirigir correntes nos dois sentidos, ou ainda realizar funções complexas de comutação.
A desvantagem está na velocidade de operação (lenta), ruídos e arcos produzidos ao se acionar os contatos e confiabilidade (baixa), pois trata-se de um sistema eletromecânico.
Evidentemente, muitos relés eletromecânicos que ainda são usados possuem projetos elaborados que melhoram muito seu desempenho em relação aos tipos antigos. O uso de ímãs em conjunto com a bobina de modo a polarizar o circuito magnético, aumentando assim a sensibilidade e a velocidade de resposta, é um exemplo dos recursos que encontramos em relés eletromecânicos modernos.
O segundo tipo de relé é o Photo MOS, formado basicamente por um LED emissor de infravermelho e um sistema fotossensor que controla um ou mais transistores de efeito de campo de potência (Power MOS), conforme mostra a figura 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário